Vamos falar de Método de Trabalho no Trading Esportivo ?

Fala pessoal, tudo bom ?

A um tempo venho pensando nesse assunto para trazer aqui no Blog, então vamos falar sobre Método de Trabalho, a sua importância dentro do mundo do Trading Esportivo, será que é tão importante mesmo ? ou será que ele garante lucros dentro de uma operação ?

Vamos começar do início

Quando você inicia no mercado da Bolsa Esportiva é muito comum que em suas primeiras operações você simplesmente ignore qualquer tipo de método ou planejamento para a realização de suas operações, novamente digo que é normal pelo simples fato de que você ainda não tem o conhecimento na prática de como funciona, e também conta a questão da ansiedade de realizar as suas primeiras entradas no Trading.

Com certeza com o passar dos tempos essa distância de “conhecimento” inicial e o tentação de começar a “ganhar dinheiro”  possa diminuir e cada vez mais traders iniciem sua caminha com pelo menos um rascunho de um método de trabalho no seu dia-a-dia. Digo isso por experiência própria, quando iniciei em 2017, não tinha muito essa noção, logicamente que sempre tentei “organizar” e “planejar” minhas operações mas não tão criteriosa e profissional. Então vamos passar por alguns aspectos que gostaria de destacar na criação de um Método de Trabalho voltado para o Trading Esportivo.

Mas o que seria um Método de Trabalho e qual sua importância ?

Bom estamos falando aqui de Método de Trabalho e na verdade ainda não expliquei o que seria isso de verdade, objetivamente um Método de Trabalho é nada mais nada menos que um conjunto de regras, procedimentos ou processos que irá nortear o seu dia-a-dia no trabalho, neste caso em suas operações na Bolsa Esportiva. Como em todo ramo de atividade ou empresa existem regras que você deve cumprir para desempenhar melhor o seu papel e automaticamente otimizar sua produtividade, por isso ter um Método de Trabalho que seja minimamente escrito já é um ótimo começo. Como trabalhamos com o emocional e também com investimento, se não tivermos uma espécie de roteiro para que possamos nos basear e nos orientar em nossas decisões fica muito difícil. Imagine uma situação de revés e estamos em prejuízo em uma operação, qual procedimento tomar, continuamos ou fechamos a posição, qual a atitude que devemos tomar nesse cenário ?

Estruturando um Método de Trabalho

Antes de mais nada precisamos ter em mente quais serão os pontos que iremos abordar em nosso Método de Trabalho, essa estruturação que vou passar serve para qualquer tipo de esporte que você queira fazer, e com base nisso tentarei ser o mais genérico possível para abranger todas as possibilidades. E pra começar vou exemplificar o nosso Método sugerindo dividi-lo em 5 partes, pra organizar melhor, sendo :

  • Aspectos Gerais
  • Gestão de Banca e Stake
  • Condições Emocionais e Psicológicas
  • Estratégias de Mercados (separar de acordo com cada esporte que você trabalha)
  • Campeonatos / Times / Jogadores de preferência (dependendo do esporte que atuar)

Com base nesses tópicos, irei detalhar melhor cada um deles.

ASPECTOS GERAIS

Aqui você pode incluir alguns fatores que serão levados em conta em sua operação como regras básicas e gerais, mas o que podemos colocar aqui ? No início inclua alguns pré requisitos de acompanhamento e entradas dos eventos esportivos que você fará, segue exemplos :

  • Definição das ferramentas de acompanhamento de jogos e operação na Bolsa, será através de Streams, TV, rádio ou outra e as operações serão realizadas por software ou pelo site da Bolsa Esportiva,  especifique quais que você fará e quais não fará.
  • Procedimento de anotação de suas entradas e resultados (comentários durante a operação e anotações em planilha ou software de gestão para acompanhamento futuro, sempre deixe bem claro isso)
  • Dependendo do esporte que você atuar, inclua em quais situações você realizará suas entradas na Bolsa Esportiva, um exemplo, você somente fará operações em competições oficiais

GESTÃO DE BANCA E STAKE

Acredito que seja um dos pontos mais importantes de um Método de Trabalho e que você precisa analisar bem e incluir aqui os valores de entrada no mercado, seus objetivos, perdas e tudo mais. Segue alguns desses pontos :

  • Critério de uso da Stake (será fixa, valor único de entrada no mercado ou variável, geralmente um percentual com base na sua banca
  • Em caso de RED, prejuízo, qual será seu limite de perda, o chamado Stop Loss da sua Stake, indique um percentual máximo para essas situações.
  • Você terá alguma meta de objetivo por evento, por mês ou por esporte ?, inclua aqui, e coloque quanto, senão tiver ideia pelo menos uma média e posteriormente vá ajustando.

CONDIÇÕES EMOCIONAIS E PSICOLÓGICAS

Geralmente aqui colocamos alguns aspectos relacionados as suas decisões emocionais sejam elas em situações boas ou ruins, no geral, então tente imaginar o maior número de cenários e as decisões que deverá tomar para sair do mercado, entrar no mercado ou até mesmo não fazer nada.

ESTRATÉGIAS DE MERCADOS

Outra parte importante, adicione suas estratégias em cada mercado descriminando com clareza como devem ser realizadas, coloque faixas de odds que você opera, padrões de entrada e saídas em Back e também em Lay , e tente separar por esportes em que opera. Nos próximos post tentarei explicar melhor algumas dessas estratégias.

CAMPEONATOS / TIMES / JOGADORES DE PREFERÊNCIA

Novamente vamos nos atentar ao nível em que você está de conhecimento do Trading, se você ainda está bem no começo aposto que deve operar em vários campeonatos e times, por isso ainda não formou uma base sólida ou mesmo aquele funil de torneios, times ou jogadores que estão de acordo com o seu perfil de trabalho, sem problemas, nesse tópico você pode incluir de uma forma mais genérica esses eventos e depois com o tempo ir se especializando e afunilando eles, mas uma dica, inclua esses eventos no seu Método, pelo menos para que você possa ter visibilidade e aos poucos diminua ou aumente.

Então…

Lembrando que o seu Método de Trabalho não é imutável, ao contrário, ele deve ser sempre revisitado para que seja alterado e adaptado ao seu perfil, se você está evoluindo, então evolua junto com ele, de preferência revisite seu Método 1 ou 2 vezes por ano, já é mais do que suficiente, mas tenha cuidado, analise bem antes de realizar qualquer mudança, pois isso terá influencia direta no seu desemprenho. A estruturação acima que mencionei é uma sugestão, um ponto de partida, se você achar melhor incluir mais informações ou regras para que ele se adeque melhor ao seu trabalho, vá em frente, lembre-se sempre que esse Método é seu e você deve se sentir o mais confortável possível com ele. Outro ponto importante, esse conjunto de regras não garante Lucros em suas operações, pode ajudar, mas garante pelo menos procedimentos de trabalho, gestão e tomada de decisão em cenários específicos para que você possa realiza-las de forma mais organizada, criteriosa suas operações.

Para exemplificar melhor, na área de Downloads do site disponibilizei um arquivo com uma sugestão de Método de Trabalho voltado para o Futebol, lá estão algumas orientações para que você possa se basear e criar o seu da melhor forma, por isso aproveite e qualquer dúvida, crítica ou sugestão, comente.

Seção de Download

Valeu e até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *