COVID-19 X Trading Esportivo : Impactos e Alternativas

Fala pessoal,

Como todos sabem e estão acompanhando estamos passando por uma pandemia, a da COVID-19, resultando em uma crise mundial jamais vista na história, com isso diversas áreas da economia vem sofrendo com essa recessão e com o Trading Esportivo não é diferente. Praticamente quase todos os eventos esportivos no mundo inteiro foram cancelados ou adiados deixando um tremendo vazio para nós traders, obvio que todas essas medidas foram corretas para que possamos diminuir essa onda de contágio mundial, mas o assunto é justamente analisar o impacto que essa pandemia gerou no cenário esportivo e consequentemente no trading, e aproveito também para detalhar um pouco mais dos mercados alternativos que temos nessa época de escassez, mostrando que você pode operar em alguns mercados se quiser, e sim temos alguns esportes rolando no mundo.

Com certeza no esporte essa é a pior crise, impactando mais do que a epidemia da H1N1, a mais de uma década atrás,  e isso acende um alerta de como as coisas serão depois que tudo isso passar, logicamente ainda não dá pra prever ou ter certeza de muitas coisas, já que no momento em que estou escrevendo esse post estamos sofrendo e muito com todos os desdobramentos dessa doença e acredito que esse fim está distante de chegar. Como acompanhamos diariamente, os principais eventos esportivos mundiais desse ano foram cancelados, como a Olimpíada, a EURO, a Copa América, torneios da ATP, NBA, MLB, e outros, gerando uma perda irreparável em todos os sentidos, seja ele esportivo ou financeiro.  

Prejuízos Financeiros

Abaixo exemplos de eventos esportivos cancelamentos ou adiamentos e seus prejuízos estimados :

EventoValores em R$
Olimpíada 2020375 Bilhôes
NBA9 Bilhões
ATP 1000 Indian Wells2 Bilhões
Euro 20201,5 Bilhão
Fontes : Máquina do Esporte, Lance e Exame

As alternativas

Quero deixar claro que nesse post estou discutindo os possíveis impactos da COVID-19 no ramo do Trading Esportivo mas também expor algumas alternativas no atual cenário e que todos que leiam analisem com critérios e escolha a melhor forma para trabalhar nesse momento tão difícil que estamos passando. Não adianta simplesmente falar que nesse período não se pode fazer operações ou não entre em determinados mercados, o Trader precisa avaliar seus riscos, alias na minha humilde opinião, todo mercado possui uma oportunidade e você pode ganhar ou perder dinheiro, você precisa seguir seus métodos e ter a noção de que em muitos casos estará entrando em um mercado ou modalidade diferente do que você está acostumado, por isso avalie bem antes de sair entrando e realizando suas operações.

Depois de tudo isso vamos as alternativas de modalidades existentes, e claro tudo que eu estiver comentando aqui são eventos que constam na Betfair, pois é a Bolsa Esportiva onde atuo e também uma das maiores do mundo.

E-SPORTS

Uma das modalidades esportivas que vem ganhando cada vez mais espaço é o E-Sports ou esportes virtuais, com certeza todos nós já ouvimos falar nela e no trading era um mercado que vinha conquistando seu público, mas que a partir de agora com certeza está se tornando uma das grandes alternativas para os Traders que querem operar na bolsa esportiva. Existem várias opções de mercado para você escolher, na verdade vários jogos, com a adoção da quarentena em vários países do mundo o E-Sports se massificou e vem entregando uma oferta bem variada de opções e uma série de eventos diários, jogos como CS:GO, Dota 2, LoL, Starcraft, Rainbow 6, FIFA, PES e outros games. Antes de mais nada. procure sites especializados para coletar informações relacionadas aos campeonatos, times e jogadores.

FUTEBOL

Ahhh o futebol não poderia faltar, se você pensa que todos os campeonatos foram cancelados ou adiados está redondamente enganado, ainda existem alguns países que estão realizando a sua temporada com seus jogos normalmente, segue um panorama geral dos torneios que estão acontecendo mundo afora :

Bielorussia : Atualmente a menina dos olhos dos traders, dentre os países que estão em atividade é hoje o que tem maior “relevância”, e também os jogos que possuem uma ótima liquidez, alguns passando da faixa dos milhões.

Os campeonatos que estão sendo disputados e que também possuem mercados são a Premier League ou 1° Divisão, a 2° Divisão e a Copa da Bielorussia e todos estão no começo da temporada, já que devido ao inverno rigoroso ele adota o calendário anual, o mesmo que os países nórdicos. Até a publicação desse post a Premier League estava na 6° Rodada e a 2° Divisão na 2° Rodada, então ainda tem muita coisa pra rolar e os jogos são realizados aos fins de semana, uma boa dica pra quem quer acompanhar uma liga alternativa nessa quarentena, sem falar que seus jogos passam nas Streams mais populares com delay bastante reduzido. Apenas para informação mas atualmente são os jogos onde estou atuando, os da Premier League.

Tadjiquistão : Um fato curioso no país é que ele ainda não possui casos de COVID-19,  por isso seus habitantes estão levando a vida normalmente, e a temporada do Campeonato Nacional iniciou, mesmo sem muitas informações relacionadas aos times dependendo do seu Método é um torneio que possui um bom atrativo, mas é bom avaliar algumas rodadas antes de sair operando nesses mercados.

Uma atualização, as próximas 2 rodadas do campeonato foram adiadas sem muita justificativas, pode ser uma questão preventiva da pandemia, mas fique ligado.

Taiwan : Essa opção acredito que seja mais a título de curiosidade, mas assim como os outros torneios acima citados também está no seu início apenas na 3° Rodada, mas a liga desse país asiático é praticamente amadora e não existem informações relacionadas a esses clubes, sem falar que os jogos acontecem nas madrugadas por volta de 04:00 ou 05:00 da manhã, sem falar que as transmissões via Stream não são de alto nível. Portanto muito cuidado nessas operações, veja se o mercado possui liquidez, já que na maioria das vezes não.

Turcomenistão : Mais um país da Ásia que também está no início, na 4° Rodada, assim como em Taiwan é um país que não possui informações e também pouquíssimas Streams para acompanhar os jogos e nem todos eles os jogos estão no mercado da Bolsa. Como disse sobre Taiwan outra menção a titulo de curiosidade. 

Nicarágua :  Temos um representante na América, sim a Nicarágua seguiu seu campeonato normalmente, alias os eventos esportivos estão sendo realizados na medida do possível sem problemas, mas nesse caso, no futebol, temos a 1° Divisão que já está terminando, o campeonato tem seus jogos finais nas próximas semanas, o regulamento possui uma fase regular e depois mata-mata até chegar a grande Final. Novamente no momento da publicação desse post, o torneio está na fase Semi-Final.

Um detalhe com relação a esse campeonato é que de maneira geral as Streams dos jogos variam em relação aos  delays de transmissão e dependendo da sua estratégia talvez não seja a melhor escolha para operar, por isso analise antes e veja se vale a pena.

Alguns retornos

Alguns países já avaliam possíveis retornos de seus campeonatos no Futebol, por exemplo a Coréia do Sul e Alemanha já avisaram que suas ligas deverão  ter inicio na primeira quinzena de Maio, já Polônia e Dinamarca esperam que o retorno do esporte seja até o fim de Maio.

Ligas Encerradas

Se por um lado algumas ligas se preparam para voltar, outras simplesmente já encerraram suas temporadas, simples assim, é o caso da Bélgica, Holanda e Argentina para citarmos as mais conhecidas, mas com desfechos diferentes.

Na Holanda os dirigentes decidiram encerrar a temporada e decretar o Ajax campeão holandês, mesmo com 11 rodadas a serem jogadas e com uma diferença de 2 pontos sobre o segundo colocado o AZ, outro ponto é que não teremos nem acesso e também rebaixamento nessa temporada.

A Bélgica adotou uma decisão semelhante que a sua vizinha Holanda, decretou fim da temporada e o seu campeão o Club Brugge, também não teremos acesso e rebaixamento.

Agora a Argentina decidiu não continuar com a Copa da Argentina, já que a competição nacional não tinha iniciado ainda, por isso o impacto foi menor.

Concluindo

Bom, a principio quis passar um panorama um pouco diferente do que tenho visto atualmente na comunidade mas minha intensão como disse antes é apenas e tão somente lhe dar alternativas que a Bolsa Esportiva possui nesse tempo de pandemia, já que infelizmente não temos ideia de quando voltaremos ao normal, por isso espero que tenha sido útil e lembre-se não faça nada que fuja de suas regras em relação ao seu Método de Trabalho ou estratégia e tenha consciência de suas possíveis entradas e bons greens.

Valeu e até a próxima !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *